Tocantins – Neste final de semana, o Governo, através da fiscalização do Instituto Natureza (Naturatins) e em parceria com a Defesa Civil Municipal de Paranã, concluiu uma série de ações de fiscalização nas praias do município onde os rios Paranã e Palma se encontram.
- Publicidades -
A Operação Naturatins nas Praias, que também aconteceu nos municípios de São Salvador e Peixe, visa orientar e fiscalizar a preservação ambiental, a construção de acampamentos e o destino correto do material utilizado nesses locais.
Orientação e fiscalização
Durante as visitas a acampamentos e estabelecimentos comerciais, os fiscais do Naturatins forneceram orientações sobre a importância da preservação ambiental e práticas sustentáveis. As construções temporárias foram verificadas quanto à conformidade com as normas ambientais e de uso do solo, garantindo que os materiais utilizados fossem destinados corretamente, evitando a poluição e degradação do ambiente.
Elismar Regis, agente da Defesa Civil de Paranã, destacou o sucesso das atividades realizadas ao longo de julho, ressaltando o impacto positivo no bem-estar dos turistas e na preservação dos atrativos naturais da região. “Finalizamos nosso trabalho de conscientização ambiental em parceria com o Naturatins e os órgãos ambientais municipais, orientando sobre o descarte de resíduos para que no ano que vem, este mesmo turista volte e encontre este ambiente limpo e preservado”, afirmou.
Durante as ações, as equipes também orientaram sobre a destinação correta dos resíduos sólidos e conferiram a documentação de licenciamento das atividades de turismo e pesca na região.
Marcos Antônio Pamponi de Sousa, servidor público de Palmeirópolis, que acampa na Praia do Dominguinhos há várias temporadas, elogiou as iniciativas de conscientização. “Já venho aqui há vários e vários anos, e só temos essa natureza preservada porque há pessoas que cuidam e iniciativas que orientam e despertam nossa consciência ambiental”, relatou.
O fiscal ambiental do Naturatins, Romário Maracaípe, explicou que as ações de fiscalização focaram na orientação, educação e conscientização ambiental dos empreendedores turísticos e dos turistas. “Aqui é uma região muito interessante, onde ocorre a confluência dos rios Paranã e Palma, formando uma bacia importante que atrai muitos turistas. É essencial conscientizar para que esta e futuras gerações possam usufruir desta beleza natural”, concluiu.