Palmas – Vinte pessoas privadas de liberdade na Unidade Penal Regional (UPRP) concluíram o curso profissionalizante de construção civil, monitorado por um dos custodiados. A formatura ocorreu nesta terça-feira, 16, com a presença de autoridades e formandos.
- Publicidades -
A iniciativa busca promover a reinserção social dos custodiados, fornecendo habilidades técnicas e conhecimentos para o mercado de trabalho. As aulas teóricas e práticas resultaram na construção de um galpão, que será usado para outras qualificações.
Esforços para acolhimento e redução da reincidência
Durante o evento, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim, destacou o empenho da Secretaria em oferecer iniciativas que promovam maior acolhimento da sociedade aos egressos do Sistema Penal. “Vamos buscar recursos para implementar mais iniciativas, credenciando-os para que sejam absorvidos pelo mercado de trabalho. Com dedicação, é possível retornar à sociedade empregados e com qualificação”, afirmou.
O superintendente de Administração do Sistema Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, avaliou positivamente a capacitação, reforçando que a profissionalização dos custodiados beneficia a redução da reincidência criminal. “Investir na profissionalização dos custodiados contribui positivamente para a redução da reincidência criminal”, disse Gomes.
Curso e gratidão
A capacitação foi financiada pelo Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e monitorada por um dos custodiados. O gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Dilson Noleto, agradeceu o empenho dos custodiados e os incentivou a continuar com as capacitações. “A atividade laborativa é crucial para o desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou Noleto.
Maxsuel Mesquita, chefe da UPRP, destacou a dedicação dos custodiados e a importância das qualificações para a remição da pena. “As pessoas na área de produção estão dispostas a mudar seus caminhos”, destacou.
O monitor responsável pelas aulas agradeceu à Seciju e à equipe responsável pelas capacitações, ressaltando a importância das oportunidades oferecidas. “Estamos sendo incentivados a mostrar uma nova versão de nós mesmos, reinseridos socialmente e ocupando funções de trabalhador”, disse.
Um dos reeducandos que participou do curso expressou sua satisfação em obter novos conhecimentos. “Já trabalhei como ajudante de pedreiro, mas nunca tinha feito um curso. Agora, quando sair, conseguirei um emprego na construção civil”, comentou.
Presenças
A formatura contou com a presença do gerente do Setor de Obras, Obede Batista; chefe de Segurança da UPRP, Lauran Lima; coordenador de Transportes da Polícia Penal, Agnaldo Dias, e o chefe do Departamento de Fiscalização e Serviços da Polícia Penal, Cleonício Ferreira, além de servidores, policiais penais e os formandos.