Tocantins – A Polícia Civil (PC-TO), por meio da 3ª Delegacia de Repressão a Crimes de Menor Potencial Ofensivo (DEIMPO – Araguaína), iniciou um mapeamento para identificar infratores na região de chácaras próximas à Jacuba e setores vizinhos, devido a infrações penais relacionadas à perturbação da paz e sossego público.
- Publicidades -
A iniciativa responde a reclamações recorrentes de moradores locais.
Operações noturnas e identificação de infratores
Sob a liderança do delegado Fernando Rizério Jayme, as operações ocorrem durante madrugadas e em horários críticos, resultando na identificação de dezenas de supostos infratores.
O serviço de inteligência envolveu monitoramento, mapeamento de estradas, registros fotográficos e gravações de eventos ruidosos.
Notificações e apreensões
Diversos infratores foram notificados e intimados em procedimentos criminais, com apreensões de aparelhagens sonoras e verificação de embriaguez ao volante.
Aqueles que desobedeceram as ordens foram autuados por crime de desobediência. Locais reincidentes estão sendo processados novamente, e chácaras de eventos são notificadas pelo uso excessivo de som.
Declaração do delegado
“O uso indiscriminado de som nessa região, que aparenta isolamento, perturba muitos moradores. O direito à paz é superior ao de lazer com som, que pode ser realizado sem incomodar os outros,” afirmou o delegado Fernando Rizério.
Ele destacou o uso frequente de som automotivo e caixas amplificadas, geralmente associados ao consumo de bebidas alcoólicas.
Ações adicionais
No último fim de semana, a 3ª DEIMPO identificou uma festa clandestina no setor Jardim Belo, com som automotivo perturbando dois setores inteiros. Em outra ação, uma aparelhagem de som foi usada em um clube até o amanhecer, causando incômodo aos moradores vizinhos.
Todos os envolvidos serão notificados e processados criminalmente.
Orientações às vítimas
A Polícia Civil orienta as vítimas a ingressarem com ações de indenização contra os infratores, como forma de reparação e efeito pedagógico. Os levantamentos serão contínuos, e novos incidentes serão processados.
A Polícia Civil também utiliza drones de alta definição para acessar locais de difícil localização e reforça a importância do registro de Boletins de Ocorrência com detalhes dos incidentes.