A Polícia Federal descobriu trocas de mensagens entre o influenciador fitness Renato Cariani e sua parceira de negócios, Elen, indicando um esquema fraudulento para a compra de remédios com descontos, incluindo o Norditropin, conhecido como “GH”. Renato usava nomes de crianças para obter o medicamento, solicitando a Elen: “Amiga, consegue dois nomes de crianças com os dados dos pais para mim, por favor. Preciso comprar mais daquele medicamento”.
- Publicidades -
As mensagens foram datadas de julho de 2017 e foram incluídas no inquérito da PF como evidência de irregularidades e fraudes cometidas por Cariani. Ele foi indiciado por suspeita de desvio de produtos químicos para a produção de drogas para o narcotráfico.
Esquema de tráfico
Em janeiro deste ano, a PF concluiu o inquérito contra o influenciador, indiciando-o juntamente com dois amigos por tráfico equiparado, associação para tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A investigação foi encaminhada ao Ministério Público Federal para possível denúncia.
Caso sejam condenados, poderão ser presos. Além disso, a PF acusou Renato, Fabio Spinola Mota e Roseli Dorth de desviar insumos químicos para a fabricação de cocaína e crack, abastecendo uma rede criminosa de tráfico internacional.
Renato, que possui mais de 7 milhões de seguidores no Instagram, é sócio da Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda. em Diadema, Grande São Paulo, e teria participação direta no esquema criminoso. Fabio foi apontado como responsável pelo repasse dos insumos entre a empresa e o tráfico, utilizando notas fiscais falsas. A investigação revelou que cerca de 12 toneladas de produtos químicos foram desviadas entre 2014 e 2021 para a produção de drogas. A PF continua investigando o caso em busca de mais evidências e possíveis envolvidos no esquema.
Quem é Renato Cariani, influenciador do mundo fitness, alvo de operação da PF?
Renato Cariani é um renomado nome do universo fitness, conhecido por seu apoio ao fisiculturismo brasileiro. Com 47 anos e casado com Tatiane Martines Cariani, ele possui mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e 6 milhões no YouTube. Seus vídeos sobre dieta e culto ao corpo acumulam 1 bilhão de visualizações. Nas redes sociais, ele se apresenta como professor de química, educação física, atleta profissional, empresário e youtuber.
📲 Sigas as redes sociais do Jornal Sou de Palmas no Instagram, X (Twitter) e Facebook.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do JSP em tempo real
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820