A Quarta-feira de Cinzas, que sucede o Carnaval, marca o encerramento das festividades e o início da Quaresma na tradição católica. A Quaresma é o período que precede a celebração da Páscoa, caracterizado por práticas penitenciais, como jejuns e ações de caridade para os cristãos.
- Publicidades -
A expressão deriva do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia), originalmente proposto como um período de 40 dias, mas atualmente estendido para 44 dias. Assim como o Carnaval e a Páscoa, a Quaresma é uma época móvel.
É feriado?
Em relação à Quarta-feira de Cinzas como feriado, ela não é reconhecida como tal pela legislação federal. Assim como as segundas e terças-feiras de Carnaval, as empresas têm o direito de exigir que seus funcionários trabalhem normalmente. A legislação federal só considera feriados nacionais o 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.
Quanto ao ponto facultativo, cada estado decide se reconhece o dia como tal. Em 2024, várias capitais e estados brasileiros definiram a Quarta-feira de Cinzas como ponto facultativo com horário especial. Por exemplo, em São Paulo, alguns serviços estaduais, como o Poupatempo, iniciam suas atividades somente a partir das 12h.
É comum que empresas liberem os funcionários na Quarta-feira de Cinzas até meio-dia, mas essa prática não é obrigatória. Se a empresa não oferecer a manhã de folga, é necessário negociar com o empregador ou cumprir o expediente normalmente.
Bancos funcionam?
Quanto aos serviços, os bancos abrem ao meio-dia, conforme orientação da Febraban, que sugere abertura antes das 12h nas agências que fecham antes das 15h. A B3 (B3SA3) não opera nos dias 12 e 13 de fevereiro, retornando na Quarta-feira de Cinzas às 13h. Os Correios funcionam a partir das 12h, e as agências do INSS retomam as atividades às 14h.
📲 Sigas as redes sociais do Jornal Sou de Palmas no Instagram, X (Twitter) e Facebook.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do JSP em tempo real
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820