Com mais de 130 inquéritos finalizados e o indiciamento de mais de 90 pessoas por crimes de violência doméstica, a equipe da 10ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Dianópolis) celebra os resultados obtidos durante o ano de 2023, reforçando o comprometimento da Polícia Civil do Tocantins no combate a todos tipos de violência contra à mulher.
- Publicidades -
O delegado titular da 10ª DEAMV, Márcio Duarte Teixeira, considera que os resultados demonstram o empenho, dedicação e comprometimento da equipe da unidade especializada que desempenha cotidianamente suas funções em Dianópolis e região.
“Por mais um ano alcançar uma marca tão expressiva é motivo de muito orgulho e satisfação não somente para a Polícia Civil, mas, principalmente, para a comunidade dianopolina, que é a maior beneficiária dos serviços prestados pela segurança pública. Os números atingidos tem uma simbologia muito especial, pois significam um aumento de produtividade, além de contribuir para a redução do passivo da unidade”, destacou o delegado Márcio.
O delegado Márcio Duarte explica que a equipe da 10ª DEAMV, acumulava grande volume de passivos, e por isso, estabeleceu no início do ano de 2023, a meta de conclusão de 130 inquéritos policiais, sendo o objetivo almejado, alcançado neste mês de dezembro.
“Com isso, uma miríade de procedimentos policiais em que se apuravam, por exemplo, atos de violência doméstica e familiar contra a mulher, delitos contra idoso e crimes de estupro de vulneráveis foram concluídos e diversos investigados indiciados”, contextualiza.
A atuação das equipes da 10ª DEAMV também teve por objetivo dar celeridade à conclusão de inquéritos de estupros de crianças e adolescentes, sendo que além dos procedimentos já finalizados, dezenas de outros foram instaurados e já tramitam no sentido de esclarecer esse tipo de crime hediondo, em Dianópolis e região.
Novos procedimentos
Ao longo de 2023, foram instaurados pela DEAMV Dianópolis, entre outros procedimentos policiais, 118 inquéritos, sendo que mais de 71% desses procedimentos foram concluídos e os relatórios conclusivos submetidos à apreciação do Ministério Público e Poder Judiciário, superando, assim, a meta estabelecida no Plano Plurianual (PPA) da Polícia Civil.
Outro ponto importante observado pelo delegado Márcio, que contribuiu para o aumento expressivo nos índices de inquéritos concluídos, se deve a atuação integrada da Polícia Civil com a Polícia Militar e os demais órgãos que compõem a rede de proteção aos grupos vulneráveis, a exemplo do Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
“Os números positivos só confirmam o compromisso e o profissionalismo da equipe policial da unidade especializada para além da simples repressão à criminalidade contra grupos vulneráveis, mas sobretudo para uma atuação estatal de caráter resolutivo e integrado aos demais órgão da rede de proteção e apoio a esses grupos”, ressalta.
Além dos 130 inquéritos já concluídos até o presente momento, as equipes da 10ª DEAMV também participaram de várias operações realizadas ao longo do ano, e que resultaram em prisões, não somente de investigados por violência doméstica contra a mulher e vulneráveis, mas também de suspeitos pela prática de outros tipos de delitos graves, como o tráfico de drogas.