O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou como ficará o tempo nos próximos dias. Ainda sob efeito do El Niño, a previsão é que várias regiões do Brasil experimentem chuvas intensas no Natal e no Ano Novo.
- Publicidades -
21 a 25 de dezembro
Região Norte: após seca histórica, com temperaturas extremas, no Amazonas e Pará, acumulados de chuva superiores a 50 mm trazem alívio para a região. O mesmo vale para o Acre, Rondônia, nordeste do Amapá, sul de Roraima e Tocantins.
Região Nordeste: chuvas em forma de pancadas em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, com volumes superiores a 50 mm. No Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco há possibilidade de chuvas isoladas, mas com menores acumulados. Entre os dias 23 e 25, a previsão é de tempo seco e sem chuva, em grande parte da região.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste: chuvas intensas em praticamente todas as regiões, com volumes superiores a 80 mm. Em algumas áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, há previsão de chuvas com menores acumulados.
Região Sul: uma massa de ar quente e úmida favorece instabilidades em forma de pancadas de chuva. Os maiores acumulados podem ultrapassar os 50 mm na parte central da região.
26 de dezembro a 3 de janeiro
Região Norte: acumulados de chuva superiores a 60 mm no Amazonas, Acre, oeste de Roraima, Tocantins, centro-sul do Pará e centro-norte do Amapá. Nas demais localidades, a previsão é de volumes inferiores a 20 mm.
Região Nordeste: chuvas em forma de pancadas com volumes superiores a 50 mm. Já no litoral, não se descartam chuvas isoladas com menores acumulados.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste: prováveis pancadas de chuvas localmente fortes, com volumes superiores a 70 mm.
Região Sul: acumulados de chuvas superiores a 60 mm no Paraná e Santa Catarina, com previsão de menores acumulados no Rio Grande do Sul.
Fonte: Metrópoles