Um levantamento feito pela Energisa mostrou que, só no mês de novembro, as tempestades no Tocantins geraram mais de 1 milhão de raios. O número é um recorde para o estado nos últimos cinco anos.
- Publicidades -
No total, já caíram 1.046.255 descargas atmosféricas do dia 1º até esta quarta-feira (29). O levantamento é referente aos raios que atingiram o solo, já que a situação pode comprometer o fornecimento de energia e representar riscos à segurança da população.
O dia 26 de novembro foi de pico de descargas que atingiram o estado. Em um período de 24 horas, 110.783 raios foram registrados pela Energisa. Desde o começo de 2023, foram identificados 4.310.378 raios.
Entre os dias 18 e 19 de novembro, a incidência de raios também foi alta, segundo a empresa. Também um período de 24 horas caiu 109.357 raios no Tocantins.
Cuidados
Diversos cuidados precisam ser tomados em caso de temporais. Entre os principais está se manter em um abrigo seguro e ficar longe de contato com aparelhos eletrônicos.
Mas a Energisa tem várias orientações para evitar acidentes. Confira:
- Durante a chuva, não se abrigue sob árvores ou torres de transmissão, e mantenha-se longe de árvores isoladas;
- Não fique submerso em rios, lagos ou piscinas durante as tempestades;
- Abrigue-se em instalações seguras, como casas ou carro. Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
- Caso não encontre abrigo durante uma tempestade, procure não se movimentar e, se possível, ficar agachado;
- Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas;
- Não utilize chuveiro elétrico durante tempestades (secador, chapinha etc).
- Além de garantir a segurança e prevenir acidentes, é preciso tomar alguns cuidados para evitar danos a equipamentos elétricos:
- Não utilize aparelhos eletrodomésticos e mantenha-os desligados das tomadas;
- Não use o celular enquanto estiver conectado à tomada;
- Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
- Sempre que puder, aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
- E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados;
- Durante o período chuvoso, evite manter estruturas armadas, como tendas e barracas. Com os ventos, elas podem se soltar e provocar prejuízos ou até acidentes. Se atingir a rede elétrica, além da interrupção no fornecimento de energia, os objetos podem provocar o rompimento de cabos, causando curto-circuito e/ou incêndios.