Divulgação / INTERNET.

No mundo corporativo, é cada vez mais comum o hábito de levar marmita. Apesar de todos os perrengues de ter que preparar e transportar a sua comida, os sacrifícios valem a pena – seja a sua motivação por falta de dinheiro, para tentar comer mais saudável, ou ambas!

Mas quando você é marmiteiro há muito tempo, as ideias começam a ficar repetitivas e, até mesmo, enjoativas. Por isso, nós reunimos 10 receitas práticas e fáceis de fazer para levar na marmita da semana que vão te ajudar a mudar esse jogo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE.

1-Kibe de forno recheado de catupiry

Kibe de forno recheado de catupiry. Divulgação / INTERNET.

Ingredientes:
500g de carne moída
2 dentes de alho picados
1 envelope de sazon
1 maço de hortelã picado
1 cebola picada
250g de trigo para quibe
Azeite a gosto
400g de catupiry

Modo de preparo:
Coloque o trigo para kibe em uma vasilha com água quente até cobrir o mesmo, deixe por + ou – 20 minutos, escorra a água e esprema bem com a ajuda de uma pano de prato limpo. Acrescente o alho, sal a gosto, a hortelã, a cebola, o sazon, a carne moída e regue com azeite a gosto. Depois de temperado, passe azeite num refratário e distribua metade da massa para kibe no refratário. Em seguida, distribua o catupiry e depois cubra com o resto da massa de kibe, coloque mais um pouco de azeite por cima do quibe e leve ao forno médio até dourar. Sirva quente.

2-Torta de frango com requeijão de liquidificador

Torta de frango com requeijão de liquidificador. DIVULGAÇÃO/ INTERNET.

Ingredientes:

Massa
2 colheres (sopa) de óleo
2 copos de leite
4 ovos
1 xícara (chá) de amido de milho
2 copos de farinha de trigo
Sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio
1 cebola picada
2 dentes de alho espremidos
1 fio de azeite de oliva
2 tomates picados
1 pimentão amarelo picado
2 peitos de frango médios cozidos com temperos e desfiados
Requeijão cremoso

Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite, junte o pimentão e o tomate e refogue até formar um molho. Adicione o frango, ajuste os temperos e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Para a massa, reserve o fermento e bata os demais ingredientes no liquidificador, começando pelos líquidos e adicionando os secos aos poucos, até ficar homogêneo. Junte o fermento e bata apenas para misturar. Despeje metade da massa em fôrma retangular média e espalhe o refogado de frango. Distribua colheradas de requeijão e cubra com o restante da massa. Leve ao forno médio preaquecido (180 ºC) por cerca de 40 minutos ou até dourar.

3-Macarrão aos quatro queijos com bacon

Macarrão com quatro queijos e bacon. Divulgação / INTERNET.

Ingredientes:
3 colheres (sopa) margarina
1 cebola picada
3 dentes de alho
½ colher (sopa) tempero pronto
2 copos (americano) leite desnatado
1 pacote de massa para macarrão de sua preferência
200 g de bacon cortados em cubos
150 g de queijo catupiry ou requeijão
150 g de queijo cheddar
150 g de queijo mussarela
150 g de queijo parmesão ou gorgonzola
1 lata de creme de leite
Sal a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem. Frite o bacon na margarina. Acrescente o alho e a cebola. Deixe dourar. Adicione o leite. Espere dar ponto de fervura. Coloque os queijos catupiry ou requeijão e cheddar. Acrescente a mussarela e o parmesão ou gorgonzola. Mexa bastante para chegar a um ponto cremoso. Desligue o fogo e despeje o creme de leite. Mexa até todos os ingredientes se misturarem. Despeje o molho ao macarrão e pronto!

4- Estrogonofe de carne ou frango

Estrogonofe de carne ou frango. Divulgação / INTERNET.

Ingredientes:
½ kg de peito de frango ou carne cortados em cubo
340g de molho de tomate
200g de creme de leite
2 dentes de alho
½ cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) mostarda
1 xícara (chá) água
Batata palha a gosto

Modo de preparo:
Frite o alho e a cebola no azeite até dourar. Junte o frango ou a carne e refogue, temperando com o sal ou outro tempero de sua preferência. Adicione a água (apenas se você estiver fazendo de frango) e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente o molho de tomate, o ketchup e a mostarda, misture bem. Acrescente o creme de leite e finalize o prato, ajustando o sal. Você pode adicionar champignon à receita, se quiser. O rendimento é de 4 porções.

5-Escondidinho de carne moída com batata

Escondidinho de carne moída com batata. Divulgação/ INTERNET.

Ingredientes:
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
450 g de carne moída
800 g de polpa de tomate
2 xícaras de purê de batata
1 xícara de queijo ralado
Sal a gosto

Modo de preparo:
Preaqueça o forno em temperatura alta (200ºC). Refogue a cebola no óleo quente até dourar. Coloque então a carne moída e deixe dourar também. Adicione em seguida a polpa de tomate, tempere com sal a gosto e cozinhe até secar. Espalhe a carne no fundo de um refratário, cubra com o purê e finalize com queijo ralado. Leve ao forno e asse por 10 minutos, ou até o queijo derreter. Sirva quente.

6-Macarrão de forno à bolonhesa

Macarrão de forno à bolonhesa. Divulgação / INTERNET.

Ingredientes:
2 linguiças de pernil
500g de carne moída
1 pacote de macarrão tipo rigatone (ou outro de sua preferência)
1 vidro de molho de tomate (aprox. 600 ml)
1 cebola
3 dentes de alho
1 xícara de mussarela ralada
50g de parmesão ralado
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite
Sal e cheiro verde a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho picados. Adicione as linguiças de pernil abertas (sem a tripa) e deixe fritar um pouco. Adicione a carne moída e refogue até fritar completamente, evitando mexer excessivamente para não ficar dura. Tempere com sal, cheiro verde e pimenta-do-reino. Junte o molho de tomate e deixe ferver por 3 minutos, em fogo baixo e a panela tampada. Cozinhe o macarrão até o ponto al dente. Numa travessa, faças camadas de macarrão cozido e molho à bolonhesa. Cubra com a mussarela e o parmesão. Leve ao forno a 220º até gratinar. Sirva imediatamente.

7-Maminha ao molho de cerveja preta

Maminha ao molho de cerveja preta.Divulgação / INTERNET.

Ingredientes:
1 peça de maminha (1,2 quilo)
400 ml de cerveja preta
340 g de molho de tomate
1 pacote de creme de cebola
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, despeje um pouco da cerveja preta e metade do pacote de creme de cebola. Mexa para dissolver. Coloque a maminha na panela com a gordura voltada para baixo. Adicione o molho de tomate, o que restou do creme de cebola e complete com a cerveja preta. Acrescente uma pitada de sal (importante lembrar que o creme de cebola já contém sal). Tampe a panela e deixe na pressão por 1 hora. Após cozida, corte a carne contra o fio das fibras para que fique macia.

8-Crepioca de frango

Crepioca de frango. Divulgação / INTERNET.

Ingredientes:

Massa
1 ovo
2 claras
2 colheres de tapioca
Tempero a gosto

Recheio
4 colheres de sopa de frango desfiado
½ tomate
2 colheres de milho

Modo de preparo:
Bata bem todos os ingredientes da massa. Numa frigideira antiaderente, despeje a mistura e a cozinhe como se fosse uma panqueca. Depois de pronta, recheie a massa com o frango desfiado, milho e tomate.

9-Salada de grão-de-bico e frango no pote

Salada de grão-de-bico e frango no pote. Divulgação / INTERNET.

Ingredientes:
1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido em lata
1 cenoura
½ xícara (chá) de peito de frango cozido e desfiado
1 cebola
1 xícara (chá) de folhas de miniagrião
1 colher (sopa) de caldo de limão
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de mel
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:
Descasque e corte a cebola em meias-luas. Leve ao fogo baixo uma frigideira para aquecer. Regue com o azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar bem dourada por cerca de 15 minutos – não adianta aumentar o fogo, do contrário a cebola vai queimar em vez de caramelizar.

Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, descasque a cenoura e, com o descascador de legumes, faça fatias finas no sentido do comprimento. Lave e seque as folhas de agrião. Passe o grão-de-bico por uma peneira e deixe escorrer bem a água.

Num pote de vidro pequeno com tampa, prepare o molho: junte o caldo de limão, o azeite e o mel, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Feche o pote e chacoalhe bem para misturar. Mantenha na geladeira até a hora de consumir.

Separe um pote de vidro alto e monte a salada em camadas: coloque primeiro o grão-de-bico, em seguida as fatias de cenoura, o frango desfiado, a cebola caramelizada e complete com as folhas de agrião. Feche o pote e leve para a geladeira. Na hora de consumir, junte o molho, feche e chacoalhe o pote para temperar.

 

10-Risoto caprese

Risoto caprese. Divulgação / INTERNET.

Ingredientes:
1 cebola média picada
4 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo (sem lavar)
½ xícara (chá) de vinho branco seco
1,5 litro de caldo de galinha ou legumes fervente
500 g de tomates-cereja em metades
Sal
400 g de muçarela de búfala em cubos grandes
1/3 de xícara (chá) de folhas de manjericão
¼ de xícara (chá) de parmesão ralado

Modo de preparo:
Refogue a cebola em metade da manteiga (mantenha o restante na geladeira) até murchar. Acrescente o arroz e refogue por 1 minuto. Regue com o vinho e deixe evaporar. Adicione 1 concha do caldo fervente e cozinhe, mexendo sempre, até o líquido secar. Despeje mais 1 concha de caldo e repita o procedimento. Ao acrescentar a última concha de caldo, incorpore os tomatinhos, tempere com sal a gosto e finalize o cozimento, até o arroz ficar cremoso e al dente (cozido, porém firme e úmido). Fora do fogo, agregue a manteiga gelada restante, a muçarela, o manjericão e o parmesão. Sirva em seguida.

Deixe aqui o seu comentário: